Software de Publicação Digital e algumas alternativas


Para conhecer melhor essa revolução na forma de consumo de mídia, você tem que ficar por dentro das novas tecnologias (no meu caso, fazer uso delas). Enxergar a nova mídia que são os tablets é apenas o começo. Nesse universo você terá dois caminhos e deve escolher um deles: Ser um consumidor ou, no meu caso, um produtor. Não existe outro e você deverá escolher qual deve seguir; obrigatoriamente.

Entenda um pouco mais aqui:

Software de publicação digital | Família da Adobe Digital Publishing Suite.

Digital Publishing Suite é uma solução completa para designers individuais, editores de mídia tradicional, agências de publicidade e empresas de todos os portes que desejam criar, distribuir, rentabilizar e otimizar conteúdo e publicações envolventes para dispositivos tablet.

e se tiver preguiça de ler, assista ao vídeo

Eu considero as soluções da Adobe para publicação digital a mais recomendada. É um conjunto de ferramentas profissionais e prontas para uso. Eu participei da beta version dos aplicativos desktop e no lançamento oficial do pacote, eles foram incorporados pelo InDesign.

Ele é altamente customizável, profissional, com recursos interativos… e o que eu considero mais importante – acompanha o workflow do seu publisher. Você não precisa realizar grandes mudanças em staf, novas frentes de produção, ou até mesmo novos estúdios com novas especialidades… Ele se integra nas ferramentas já utilizadas pelos Creative Suite da adobe. Ou seja, eles caminham em dois fluxos de trabalhos e usam o mesmo background de editoração, o mesmo software com novas funcionalidades.

Só o tempo de trainee e suporte para implantar uma nova plataforma, só para a publicação digital… já pode desanimar muitas empresas. Mas isso não vem de graça e ainda há um fee para cada publicação comercializada.

Surge um alternativa com uma proposta diferente, é verdade, mas que pode atender a necessidade que a sua plublicação / periódico tem em sair da mesa dos consultórios e entrar nas bolsas a tira colo. Uma alternativa para que sua publicação se torne mobile. é o google currents!

Google-Currents

O Currents (no Brasil chamado de Atualidades) é um serviço web que exibe de maneira pré-formatada as notícias e artigos publicados por jornais, revistas e sites. Ou seja ele transforma um conteúdo de atualizações em feed ou controladas por editorias (como nas edições de revistas digitais) em um publicação. Ele exibe esse conteúdo como uma revista!

Tem algumas diferenças como o próprio feed que não limita a ‘revista’ e as divides em edições, por exemplo. Basta incluir uma revista / jornal / site na sua galeria que o conteúdo vai atualizando a medida que novas matérias são inseridas pelas editorias.

Ele é gratuito (o app e o conteúdo também – não dá pra cobrar uma assinatura!) enquanto as revistas digitais são cobradas por edição. Mas a desvantagem é que todo o conteúdo fica parecendo uma com as outras. Em outras palavras, todas as revistas/ jornais/ sites ficam praticamente iguais. Veja o vídeo de apresentação:

Outro recurso muito bem-vindo é o translate do próprio Google, não que ele seja perfeito mas ajuda.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s