Pesquisa de Mercado


É comum que as pessoas pulem etapas na abertura de um negócio, ou mesmo no investimento de novos produtos e serviços. Mas até quando essas mesmas pessoas vão tomar decisões tão importantes, baseadas no “achismo” e no senso-comum. Porque elas não tomam as decisões baseadas em fatos e dados concretos; coletados na área de atuação desse mesmo produto ou serviço. Alguns acadêmicos que tive contato nos meus anos da ECA, diziam (com alguma injustiça) que o marketing era:

uma ciência do óbvio!

É justamente  nesse ponto que o grande personagem fictício, Obvio Adams, faz tanto sucesso. O mundo dos negócios se encontra em ascendência complexidade; e não vai voltar atrás! Mas isso não impede uma gestão simples (baseada na simplicidade e não simplória) e de decisões baseadas na realidade (leia-se em fatos concretos e reais). Impedir o senso-comum sobre tantos assuntos e aspectos é o mesmo que negar o que vem sendo feito à todo mundo e a todo momento.

O pensamento out-of-the-box pode começar aqui! Em plena era da informação, o mais óbvio seria dizer:

Informação é ouro

Para conseguir essa informação, conheça alguns tipos de pesquisa de mercado que podem ser a diferença entre o fracasso ou o sucesso de um negócio.

  • FOCUS GROUP – Consumidores são convidados a discutir sobre determinado assunto, com acompanhamento de um moderador. Objetivo: Avaliar as reações sobre o produto/serviço;
  • ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE – Entrevistas individuais e perfil pré-determinado. Objetivo: Informações sobre expectativas, incertezas, vantagens e preocupações sobre o produto/serviço;
  • CONSUMIDOR OCULTO – Profissional experiente que se passa por consumidor. Objetivo: Descobrir a qualidade do produto/serviço prestado, a ética e a motivação da força de vendas;
  • TESTE CLÍNICO – Entrevista com consumidores após a experimentação de um produto/serviço. Objetivo: Testar atributos dos produtos/serviços;
  • PESQUISA ETNOGRÁFICA – Busca o amplo conhecimento de um determinado ambiente. Objetivo: Descobrir influenciadores, lideranças religiosas, política e possíveis mudanças no estilo de vida;
  • PESQUISA POR AMOSTRAGEM – Utiliza conhecimentos estatísticos que permite escolher com segurança AMOSTRAS REPRENTATIVAS de um universo maior de clientes. Objetivo: Levantamento de dados;
  • PESQUISAS EM REDES SOCIAIS – Análise de comunidades virtuais e outros canais de informações criadas por consumidores, fornecedores, parceiros e concorrentes. Objetivo: Avaliar a imagem do produto/empresa perante os consumidores;
  • BENCHMARKING – Adaptação das melhores práticas e comparação do nível de desempenho com as melhores empresas do setor. Objetivo: Adaptar na empresa as técnicas e métodos de sucesso.
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