Print Features em publicações impressas


Há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe nossa vã Filosofia

Essa frase é Shakespeare! E ela inaugura esse post para tentar explicar para todo mundo que existe muito mais coisa que possa ser feito no Design Editorial do que uma simples diagramação. Diagramar é apenas uma das etapas de todo o processo. É comum, todo mundo sabe, que clientes pulam etapas para baratear o serviço. É comum receber trabalho em que o cliente já chega com um problema (geralmente vender mais! e no dia seguinte) mas também chega com a solução (para vender mais eu preciso de um site e um folder).

Ele pulou etapas essenciais que eu nem vou arranhar a superficie se tocar nesse assunto agora. Com design editorial não seria diferente. É comum (infelizmente!) a simplificação do seu trabalho para justificar um valor ainda menor. Portanto se prepare para ouvir coisas do tipo: “Mas não é só mudar a cor?” E depois de alguns anos de trabalho o seu serviço e anos de estudo se resumem à “aumentar logo e colocar foto de fachada”.

Design Editorial

O design editorial é uma atividade ligada à publicação e conteúdo editorial; revistas, jornais, memorandos… Ela é uma especialidade do designer gráfico que realiza o projeto gráfico da publicação. De inúmeras atribuições (como por exemplo diagramador, infografista, ilustrador, editor de arte…) esse profissional tem que conhecer toda a técnica aplicada no processo gráfico. Desde a pré-impressão até o acompanhamento para acerto de máquina por exemplo.

Há alguns anos venho atuando com design editorial de revistas e levo muito à sério as mudanças que a tecnologia proporciona para essa área. Por exemplo, sabia que o processo de CTP (Computer to Print – a mesma tecnologia que aposentou o Fotolito) está tirando os serviços de pré-impressão da gráfica e colocando toda essa responsabilidade para o designer gráfico? Pense bem! A maioria das etapas que compõe a pré-impressão devem ser aplicadas no processo de criação e fechamento dos arquivos. Como extensões, tipos, Perfis ICC… e até o uso de overprint é uma decisão do designer gráfico.

Portanto, da próxima vez que perguntarem: Mas não é só mudar a cor? – Você responde – Depende! Em textos de 1/2 Paica ou menos, se eu usar quadricromia para mudar a cor, eu devo aplicar overprint para prevenir um possível erro no registro.

Tratamento de fotos

Tratar fotos é uma arte. Sempre soube que o tratamento de fotos para editoriais de moda é onde se exige mais técnica do que em qualquer outra área. Em outras palavras,

…aprenda o tratamento de modelos e conteúdo fashion e você estará pronto para tratar qualquer coisa!

Eu não costumo mostrar o antes e o depois como quem diz “Está vendo a diferença?!” ou “Era isso que você iria publicar antes, agora veja isso…” Esse tipo de approach não me atrai e só serve para deslumbrar clientes de primeira viagem, ou atrair estudantes para aulas particulares.

Também não entro na discussão quando dizem que fotógrafos são super-valorizados pelo trabalho conjunto de um pós-produtor que não leva crédito em nada; como também não posso levantar a discussão de modelos “que não são tudo isso”, muito menos uma corrente (leia-se modismo) que inventaram sobre o uso excessivo do photoshop para alterar fotos que, a principio, nem deveriam ser alteradas.

Surgiram várias edições em revistas que publicaram a foto de capa sem photoshop e acreditem, houve um tempo em que queriam atribuir um selo com a porcentagem de Photoshop aplicado à ela! (Quem nunca viu as fotos polêmicas da Beyonce com a pele clara ou das aberrações do photoshop!)

O uso do photoshop para tratamento de foto, pra mim, é tão válido quanto um jornalista que usa o dicionário para corrigir a sua ortografia antes de publica-la. Acesse o meu portfolio e veja alguns de meus trabalhos.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s