Redesign da Revista Veja


Mais um redesign da revista Veja, aqui eu coloco a capa da edição 2335. A reportagem de capa desta semana retrata a linha de frente das violentas manifestações que explodiram no Rio e São Paulo: os black blocs. O grupo é formado principalmente por moradores da periferia, mas há também punks, egressos de movimentos sociais decadentes e até universitárias de tênis Farm. O bando é pequeno – não chega a duas centenas –, mas, engrossado por vândalos de ocasião, tem transformado a baderna e a violência em uma assustadora rotina.

O texto acima foi retirado do site www.iba.com.br e com um pouco de pesquisa, você percebe que Black Block é uma estratégia de manifestação com a cor preta simbolizando a anarquia e a revolução ‘questionando’ o ‘sistema vigente’ além de ser um instrumento de anonimato.

Eu coloquei aspas nas palavras ‘questionar’ e ‘sistema vigente’ pois se referem aos termos usados pela página Black Block Brasil no facebook. E cabe um analise, mesmo que superficial sobre o que é um sistema vigente: Entendo como sendo um conjunto de instituições de controle (orgãos governamentais, sistemas financeiros e até religiosos), mas que também definem regras sociais de convívio e manutenção da ordem. Só deixarei de lado o termo ‘questionar’ porque não sei (confesso!) os meios de questionamento dos Black Blocks, que podem ser pela desordem, destruição e vandalismo, ou negociações, discussões partidárias e democráticas.

Mas lembrem-se, a história ensina que revolução se faz de forma armada; não existe ‘revolução pacífica’ e muito menos em comum acordo. Ou o Brasil muda pela revolução ou muda pelo passar do tempo com os embrolhos inerentes e necessários à democracia.

Primeiro a capa original:

capa383

Agora a minha versão, com o preto predominante, referencia clara aos Black Blocks. Não alterei o texto apesar de não concordar em nenhum aspecto; estilo, ritmo, semântica… mas mantive pois minha proposta é traduzir a mensagem em aspectos visuais.

capa383 redesign

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s