Digital ou Offset? Escolha sem perder dinheiro


Offset-Printing

Seu próximo projeto está quase pronto para ir pra impressão? Ou você tem um grande projeto em vista; ou um conjunto de materiais promocionais que você passou dias fazendo, semanas ou até mesmo meses para montar – tudo o que resta a fazer é imprimir e distribuí-los.

Toda a sua energia criativa tem sido gasto na certeza que eles vão olhar para o seu material do jeito como você imaginou e planejou e ainda melhorar o negócio do seu cliente; melhorar a marca. Aí você pode dizer que seu trabalho está feito. Será mesmo?

É fácil ter a mentalidade de que “impressão é só impressão”, mas compreender a diferença entre a impressão digital e offset pode economizar tempo e o dinheiro do seu cliente (que poderia ir até para você, se não houvesse más escolhas) e ainda te dar a garantia de que seu trabalho e planejamento em design não vá para o lixo. Vamos analisar os benefícios de ambos os métodos de impressão e entender como escolher um ou outro.

Dica número um: sempre converse com a gráfica. Com os atendentes, com os técnicos e tire as dúvidas com eles. Porque será com eles que você deve se relacionar (parceiros) para que todo o processo corra da forma correta; sem surpresas.

• Alto volume de impressão

A impressão offset é uma opção mais comercial e é a melhor opção para projetos ou campanhas em que quantidades maiores são necessárias, tais como brochuras, jornais e os stationary. Esse tipo de tecnologia de impressão usa placas feitas de alumínio para transferir uma imagem em vários pedaços de papel. Por não transferir a tinta diretamente sobre o papel é conhecida como “offset”.

Enquanto a impressão offset é uma maneira fantástica de produzir projetos de impressão profissionais e limpos, oferecendo maior detalhe, a mais alta qualidade de impressão e uma variedade de acabamentos personalizados em tipos de papel (só para citar um exemplo!), muitas empresas não precisam de grandes tiragens como 500 unidades ou mais. Portanto, para tiragem baixa, essas empresas devem considerar a impressão digital como uma alternativa.

Por causa da impressão de alto volume, a impressão offset tem seus benefícios financeiros que podem ser aproveitados somente com pedidos grandes. Quanto mais você imprime, mais barato fica a unidade.

• Quantidades menores

A impressão digital não usa placas como o offset, em vez disso, usa opções como toner e tinta líquida. Este método de impressão funciona na montagem de cada imagem a partir de um complexo conjunto de fórmulas e captura uma matriz de pontos chamados pixels, criando um processo de digitalização. É um processo chamado de raster que calcula todas as informações do arquivo e as transforma numa malha de bits (bitmap = mapa de bits ou essa malha de bits de informação de cor).

Por essa tecnologia oferecer um sistema de registro de múltiplas cores, ele elimina os processos demorados que a impressão offset usa, oferecendo um tempo de resposta muito mais rápido.

Quando são necessárias menores quantidades (tão baixo como uma única impressão), a impressão digital predomina e fornece um resultado mais rentável. Para os trabalhos onde os materiais precisam de um nome único, código ou endereço, o digital é o único caminho pois a impressão offset não pode acomodar essa necessidade sob medida*. (Na verdade existe sim, um sistema de database que altera os registros em impressões offset. Ou seja, mesmo em impressão de grande quantidade é possivel imprimir informações exclusivas como nomes, endereços etc etc. Mas essa tecnologia não se difundiu tanto, pela demanda, e é raro encontrar gráficas offset que realizam esse trabalho)

A tecnologia digital oferece a vantagem de imprimir apenas a quantidade que você precisa, quando você precisar dele, ao invés de ter que guardar a seu tiragem. Isso torna a opção ideal para empresas que necessitam de constantes mudanças ou atualizações de material promocional e deixa espaço para menos desperdício.

• A impressão da Nova Era

Com a tecnologia melhorada da impressão digital, a qualidade e a escolha tem sido cada vez mais aceitável, agregando valor significativo para projetos de impressão. Isso resulta em uma mudança de paradigma no mundo da impressão, com o uso dos dois métodos quando necessário.

Enquanto ambos oferecem métodos de impressão úteis e podem produzir uma grande variedade de benefícios, a escolha vai depender dos requisitos do seu projeto e oferta para a solução exata dos problemas em design do seu cliente.

É vital para o seu projeto que a visão da empresa foque na entrega e nas etapas finais de produção, e isso implica entender que o método de impressão pode servir o seu propósito maior: atender todas as necessidades do seu projeto num alto nível de qualidade e dar a aparência profissional ao seu produto.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s