Onde começar: meu roadmap


Como prometido e direto ao tópico: em meu roadmap eu tentei traçar o melhor plano para estudar storytelling e narrativas. Mas para isso eu deveria me posicionar: quais são os elementos mais importantes da narrativa?

Eu tinha que responder essa pergunta e criar uma hierarquia, uma ordem de importância. Minha pesquisa me levou à seguinte conclusão (que pode mudar daqui há alguns anos, porquê não?!)

1. Estrutura; a primeira coisa que eu aprendi foi com Syd Field, que dizia: uma boa estória, bem contada! E você precisa dos dois: uma boa estória (que significa, uma boa ideia, conceito, premissa, o que for…) mas ela deve ser bem contada (é aqui que entra a estrutura).

2. Personagens; Porque é isso que somos feitos, certo?! Em certa medida. Todos nós desempenhamos um papel em nossas vidas: em casa somos pais ou filhos, no Domingo somos parentes, no trabalho somos gerentes ou funcionários, à noite somos maridos, amantes ou bêbados… Acontece que, de vez em quando, queremos batalhar nas guerras romanas, comandar espaçonaves, matar em série, prender bandidos, salvar o universo… Deu pra entender né?!


3. Diálogos; Eu promovi os diálogos como uma das coisas mais importantes para se aprender e explico. Eu sou designer gráfico há alguns anos (20!) e logo cedo eu percebi uma coisa: que a maioria dos designers são ruim em tipografia. Eles simplesmente não sabem a diferença de kerning e leading, e blocam texto com menos de 45 caracteres na coluna, e sem hífen! Até hoje eu não entendo o medo que o hífen provoca. Meu ponto é: se a média é ruim em algo, estude esse algo que você, logo, logo, será melhor que a média! Touchê.


4. // o quarto item eu vou deixar em aberto // Porque depende da sua intenção. Se você quer escrever romances, por exemplo eu ficaria com a narrativa e a descrição; Lembrando que há muitos outros elementos que devemos trabalhar como: story world, a estilística, o ritmo, as estruturas menores como cenas e sequências, as técnicas narrativas, o sistema de imagens do R.Mckee (ou a semiótica), e por aí vai…


E não se esqueçam de outros fundamentos que antecedem a própria escrita como premissa, backstory, objetivos, necessidades, arquétipos, conflitos, constelação de personas, gênero, convenções, beats, público, arena, plano, combate, as cenas chaves como climax, crisis, o final, o primeiro guardião, a primeira derrota ou quase-morte…

A lista segue!

Tentarei falar um pouco de cada, um pouco por vez! Abs.

Deixe uma resposta

